O Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (MEPISCO) é mais um espaço acadêmico privilegiado para a construção e aprofundamento das relações entre a Universidade, a gestão e os serviços de saúde. Desse modo, o MEPISCO capacitará profissionais de distintas formações com atuação em serviços de saúde ou na gestão como Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Farmacêuticos, Odontólogos, Assistentes Sociais, Psicólogos, Terapeutas Ocupacionais, Biólogos, Arquitetos, Professores, Bacharéis em Direito, dentre outros. O público alvo do Programa será composto de gestores e profissionais que ocupam o quadro técnico de Secretarias Municipais de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia, bem como profissionais da rede de atenção à saúde, fortalecendo o SUS e qualificando seus trabalhadores.

A proposta deste Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasce da necessidade de atendimento à demanda existente e crescente de qualificação de trabalhadores e gestores do SUS da cidade de Salvador e da região metropolitana. A UNEB ainda não possui nenhum curso de pós-graduação stricto sensu na área de Saúde. Todavia, tem atuado em diferentes frentes, conforme explicitado, e prestado diversos serviços de saúde à população de Salvador e região metropolitana, por meio de seus cursos regulares de graduação (medicina, enfermagem, nutrição, fisioterapia, farmácia e fonoaudiologia), pós-graduação latu sensu/Residência, serviço médico, serviço de nutrição e fisioterapia, projetos de pesquisa e de extensão. Lembrando que no Plano Nacional de Pós-Graduação, a saúde pública é considerada como uma agenda prioritária de desenvolvimento até 2020 (PNPG 2011- 2010).

O desejo de implantação de um Programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva é o resultado de um processo de integração que vem ocorrendo entre os docentes da área de Saúde Coletiva da UNEB. A incorporação das Diretrizes Curriculares Nacionais, propostas pelo Ministério da Educação para os Cursos de Graduação em Saúde apontaram a importância de pensar a formação de profissionais que atendam as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), razão também que definiu a utilização dos princípios do SUS como marco referencial para a construção das novas matrizes curriculares dos cursos da saúde no DCV-UNEB. A valorização da educação em saúde, promoção da qualidade de vida e humanização, trabalho em equipe e valorização da integração ensino pesquisa-serviço estão presentes em toda a concepção dos currículos.

Neste contexto, a inserção da UNEB, como instituição de ensino superior, e propriamente do DCV no Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) e no Programa de Educação pelo Trabalho (PET- Saúde/Vigilância em Saúde) ocorreu no mesmo momento da implantação do Curso de Medicina (1o. semestre de 2012) bem como a implantação dos currículos redimensionados dos cursos já existentes (Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Nutrição). Atualmente, desde 2016, o DCV está discutido novas transformações curriculares a partir do PET-GRADUASUS (2016-2017), projeto do Ministério da Saúde que visa à consolidação da integração ensino-serviço-comunidade e à mudança dos currículos com base nas novas diretrizes.

Salienta-se que estes programas propostos pelo Ministério da Saúde, Governo Federal, foram lançados para incentivar transformações do processo de formação multiprofissional e interdisciplinar, gerar conhecimentos e prestação de serviços à população, para abordagem integral do processo de saúde-doença, bem como para viabilizar o aperfeiçoamento e especialização em serviço dos profissionais da saúde e iniciação ao trabalho de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde.

Nesse cenário, a realização de estágios e de práticas aplicadas, todas de caráter curricular, já é uma realidade, assim como iniciativas de formação continuada de profissionais do serviço como contrapartida da Universidade, por meio de cursos e oficinas ofertados. Estas atividades são realizadas por meio de atividades desenvolvidas nos diferentes cenários de práticas envolvendo o ensino, pesquisa e extensão em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS) e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) que tem um papel fundamental em concretizar este Projeto Pedagógico. Nesta perspectiva destaca-se o componente curricular Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC), de caráter multiprofissional e interdisciplinar, ofertado nos três semestres iniciais de todos os cursos do DCV. O PIASC (I), ofertado no 1º. Semestre do Curso possibilita o conhecimento do território do Distrito Sanitário; o PIASC (II), no 2º. Semestre, objetiva o conhecimento do diagnóstico de Saúde no território; e no PIASC (III), ofertado no 3º. Semestre, são discutidos os conceitos de planejamento em saúde e sua aplicabilidade no cotidiano dos serviços de saúde, com enfoque no Planejamento Estratégico Situacional (PES), organização e realização de uma intervenção na comunidade, tendo como base as Politicas de Saúde do Município, e levando-se em consideração o conhecimento adquirido e as discussões relacionadas nos semestres anteriores ocorre o planejamento e intervenção frente às necessidades evidenciadas e em conformidade com as Politicas de Saúde existentes ou praticadas no Município. Muitos professores que compõem a presente proposta são docentes do PIASC. Os alunos da graduação poderão trabalhar de forma articulada com os alunos do MEPISCO integrados em projetos de pesquisa, nas intervenções nos territórios, nas análises situacionais e nas devolutivas dos trabalhos realizados.

Outro aspecto importante para ser destacado é a presença de um consolidado Programa de Iniciação Científica na Universidade, com 500 bolsas anuais. A iniciação cientifica da UNEB é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação, potencialmente mais promissores, na pesquisa científica, possibilitando um contato direto desde cedo com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa. Nesta perspectiva, a iniciação científica caracteriza-se como instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto de pesquisa e constitui um canal adequado de auxílio para a formação de uma nova mentalidade no aluno. A UNEB possui bolsas do BIBIC/PIBITI, do CNPq, da Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (FAPESB) e do Programa de Iniciação Científica da própria Universidade (PICIN). O PICIN/UNEB tem como finalidade contribuir com o ensino de graduação e pós-graduação e promover a formação de recursos humanos na área de investigação científica, mediante concessão de bolsas de Iniciação Científica com recursos da própria Universidade, oferecendo oportunidade para a inserção do estudante nas atividades de pesquisa, sob a orientação de um professor-pesquisador.

Além deste aspecto, não podemos desconsiderar a importância deste programa para suprir a carência de cursos de Pós-Graduação stricto sensu, na modalidade profissional, no estado da Bahia que apresenta uma enorme demanda. Ademais, a implantação do MEPISCO atenderá a reinserção em pesquisa de outros doutores do DCV-UNEB, assim como formará docentes especialistas com interesse no Mestrado Profissional.